quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Algumas idéias sobre "O Silêncio"


Silêncio é, entre os que eu vi, um dos filmes mais sexuais do Ingmar Bergman. Mesmo porque a sexualidade é até certo ponto bem explícita nessa obra. As duas personagens centrais, as irmãs Anna e Ester, são dispostas, assim como o que ocorre em Persona, em dois extremos. Ester, a tradutora, traz bem a carga apolínea do ser humano, que busca incessantemente por perfeição, equilíbrio, e acaba por se sufucar em função dessas neuras todas. Já sua voluptuosa irmã, Anna, é o contraponto da situação: pra ela os regimes e o controle não produzem sentido, ela é quente, ela é lúbrica, ela se rende aos instintos, mesmo que durante sua estada no teatro tenha se mostrado enervada ao presenciar o casal transanado ao seu lado. Nesse ponto, na cena do teatro, Bergman faz uma denúncia de alta pertinência contra a hipocrisia humana diante do sexo. O pudor é uma farsa. É justamente para aquela entrega que todas nossas volições nos impelem. Anna é um exemplo perfeito dessa nossa "fraqueza". Enquando sua refinada e fria irmã nos demonstra uma espécie de ser humano mais "evoluída", mais distante da condição selvagem tão própria de cada um de nós. E penso que, talvez mesmo, por essa distancia tão grande de Ester em relação ao escencial, ela tenha se tornado uma moribunda infeliz. A sua forma de amar era asfixiante.. sufucova sua irmã, sufocava seu sobrinho.
O pequeno Johan (filho da Anna) é outra personagem riquíssima. Através dela o filme nos leva de volta para os últimos dias de Adão e Eva no Edén, quando acontece a mácula da inocência pelo conhecimento, o que é exposto belamente em "O Silêncio" nos momentos em que o menino se depara com, a antes inconcebível, humanização/transubstanciação da mãe. A partir de então o garoto passa a ser inserido nas inquietantes condições da vida real, e seu contato com as verdades externas o levam a desenvolver suas pulsões ligadas à destruição _ Johan, através da imaginação, se transforma em um assassino pistoleiro; ele desenha monstros com giz de cera; ele derruba os aviões... Lembrei muito de mim mesmo que, na segunda infancia, decaptava, carbonizava e enterrava no quintal as bonecas da minha irmã.

Mais informações sobre o filme aqui : http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=11409

2 comentários:

Unknown disse...

Que idéias ;) Como esperava por isso, por suas considerações aqui :)
O Silêncio é de arrepiar, denso como poucos, como vc descreveu, talvez em nenhum outro filme dele, a temática: sexualidae seja tao bem explorada.
Fala mais...
:**

Unknown disse...

..sobre outros e outros..
sou pidona, eu sei =D!! rs